História

O serviço de Metrologia surge por adaptação dos serviço de Aferição de Pesos e Medidas.
A Verificação de Pesos e Medidas é muito antiga no País, pois já no tempo da monarquia se Verificavam os pesos e medidas, conhecem-se posturas dos tempos de D. Dinis, este tinha um “Almotacé real” que o acompanhava nas suas visitas pelo reino e verificava os pesos e medidas dos vendedores que ía apanhando pelo caminho.
Foi criado depois o almotacé municipal que acabou por dar origem no Aferidor de Pesos e Medidas.
As medidas e pesos nem sempre pertenceram ao sistema métrico decimal, mas a outros sistemas. Afirmamos outros, porque cada Rei aplicava as sua medidas, pois estas derivavam ou do Pé ou da mão “vara”, dava também liberdade aos senhores das Terras de terem as sua próprias medidas, diferentes umas das outras.O Sistema métrico decimal entrou definitivamente em Portugal em 1926.
A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos. A Metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.